Clube do Livro, Livros

Resenha – “Sprint, O Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Idéias em Apenas Cinco Dias”, Jake Knapp

O livro “Sprint” foi nossa leitura #5 do Clube do Livro Agile 40+. Quer se juntar a nós? Entre no grupo de Whatsapp através do link:

A idéia por trás de “Sprint” é do autor Jake Knapp, ex-líder na Google e atual Google Ventures, ou como ele mesmo diz, um nerd de processos. Jake estava em busca de uma metodologia que produzisse mais soluções do que as usuais e barulhentas sessões de brainstorming. Ele notou que durante as sessões, muitas vezes as pessoas abriam mão de suas idéias para evitar conflitos, por medo de julgamento ou por vergonha de ter que explicar melhor suas opiniões. Enquanto isso, fora dos brainstormings as pessoas continuavam tendo idéias da forma usual: sentadas em suas mesas, buscando um café ou tomando banho. E essas eram normalmente as que eram aproveitadas e viravam os melhores projetos ou produtos. Foi assim que ele chegou ao conjunto de ferramentas que compõem o método Sprint, e que ele explica passo-a-passo neste livro.

O primeiro ponto a se destacar é que a diagramação do livro é um espetáculo! As etapas da metodologia são exemplificadas com imagens bastante limpas e claras. A letra e o espaçamento entre as linhas favorecem uma leitura bem confortável e as cores são bem atrativas. O livro também conta com exemplos práticos, alguns fora da área de TI, como o robô Relay da Savioke e outros bem conhecidos como o Slack.

Detalhe da página do livro

O objetivo do livro é apresentar ao leitor uma metodologia para solucionar problemas complexos. Sem a necessidade de longas reuniões e antes que a empresa se comprometa com um projeto de construção de um MVP, o time pode efetuar uma série de atividades que levarão à construção de um protótipo. No último dia da Sprint, esse protótipo será testado com usuários reais e a hipótese poderá ser validada ou invalidada.

Algo que o autor frisa bastante (e exemplifica) é que o protótipo a ser construído não deve ser plenamente funcional, ele só precisa ter a aparência de funcionalidade. É recomendável utilizar o Power Point ou o Keynote, softwares para apresentação, na elaboração do produto. A idéia é dar ao usuário a ilusão de que está usando um sistema, mas sem gastar o tempo necessário com programação.

O livro começa antes das atividades de segunda feira com uma atividade chamada “Preparando o Terreno”. Como o nome sugere, esta atividade empreende a ambientação da Sprint e inclui a escolha do desafio a ser solucionado, a escolha da equipe e a escolha do espaço onde serão realizadas as atividades do Sprint. O ideal é que ela aconteça em um local exclusivo para essa finalidade e reservado para os cinco dias da sprint. Isto porque os artefatos produzidos são bastante visuais (quadros brancos, post it, adesivos) e serão consultados do início ao final da Sprint pelos participantes conforme as etapas forem avançando .

Após nos apresentar com detalhes as atividades da semana, o livro nos brinda com uma checklist para que o facilitador não esqueça nenhuma etapa da metodologia. Ele também indica que, pelo menos nas primeiras Sprints, o facilitador não pule nenhuma etapa. Conforme for pegando o jeito, é possível adaptar uma ou outra atividade, lembrando que a metodologia é como uma receita de bolo: cada etapa não realizada pode resultar em um produto final aquém do esperado.

Os melhores sprints são usados para resolver problemas importantes, então o encorajamos a entrar em uma grande luta”.

Jake Knapp

Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s