Produto, Scrum

Apaixone-se pelo problema, não pela solução

Comecei a prestar mais atenção a essa frase, que não é nova, quando fiz o curso de Lean Inception, uma prática de discovery que serve de ferramenta para criar um mínimo produto viável, o famoso MVP. Faz todo o sentido, uma vez que o objetivo é entregar uma solução cedo no processo, para que ela seja testada e aprovada pelo cliente ou seja rapidamente substituída por outra solução mais adequada.

Depois participei de uma semana de inovação na Fábrica de Startups e lá estava a frase novamente, com o mesmo propósito. Encontrar um problema, conversar com pessoas que estão envolvidas neste problema, entendê-lo e a partir desse entendimento construir e testar sua solução. Se você começar pela solução, pode ser que acabe construindo algo com que ninguém se importa. A falta de compradores para seus produtos é inclusive uma das razões mais comuns para que Startups acabem.

O apego à solução nos impede de ver o que queremos de fato resolver e enxergar além das soluções que já existem para sermos inovadores e atendermos o nosso cliente de uma maneira que ele não esperava, oferecendo uma proposta verdadeiramente disruptiva.

Para inovar de verdade, é preciso começar do zero e compreender que o erro faz parte do processo, contanto que ele promova um aprendizado. Uma vez que as decisões erradas sejam assimiladas é possível começar uma fase completamente nova.

Infelizmente a falha não costuma ser bem vista e poucas empresas estão dispostas a mudar a mentalidade de forma a criar algo totalmente novo após um evento desses. O mais comum é lançar um incremento do que já existe e incrementar não é o mesmo que ser disruptivo.

O caminho para produtos realmente inovadores passa por perder o medo de aprender com os erros e estar aberto para entender o problema a fundo e o que realmente incomoda as pessoas que são afetadas pela questão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s