Conceitos, Scrum

Valores do Scrum

Os Valores do Scrum foram definidos pela primeira vez no Guia Scrum em 2016. Mais do que representar apenas comportamentos, eles representam a essência do que chamamos mindset ágil. Estão descritos a seguir:

Quando os valores do Scrum são vivenciados no dia-a-dia, os três pilares do Scrum (transparência, adaptação e inspeção) se tornam mais vivos e o time fica mais fortalecido.

Coragem

A coragem é o principal valor que mantém os três pilares vivos dentro do time Scrum. É preciso muita coragem para agir com transparência e deixar todas as questões do time abertas para serem solucionadas da melhor maneira possível com a participação de todos.

Também é necessário coragem para promover inspeção e adaptação constantes de seus processos de desenvolvimento. Somente um time maduro e corajoso pode admitir seus problemas e trabalhar na melhoria contínua.

Foco

Um time que não tem foco pode se perder nas entregas e cair de produtividade. Manter o objetivo da Sprint sempre à vista é importante para entregar aquilo que foi comprometido sem desviar do principal e mantendo um ritmo sustentável.

Quando falamos em foco, também falamos em não perder de vista a melhoria contínua. Além da entrega de valor no menor prazo possível, um time scrum tem como objetivo melhorar seus processos a cada iteração.

Comprometimento

Cada um dos integrantes do time deve estar comprometido com os objetivos do time e as metas da Sprint e todos devem estar comprometidos uns com os outros. É responsabilidade de cada um ter foco na entrega com qualidade, não abandonando as tarefas antes de terminá-las e verificando se elas atendem aos requisitos mínimos de qualidade que o time determinou.

A colaboração mútua também é esperada em um time scrum comprometido, visto que as metas de um são as metas de todos.

Respeito

Os membros de um time ágil entendem que as pessoas são diferentes entre si, com diferentes histórias de vida e diferentes formações e respeita isso.

Respeitar uns aos outros é condição necessária para construir comunicação eficiente, melhoria contínua e manter a transparência necessária ao atingimento de metas e objetivos.

Abertura

Os membros de um time Scrum devem estar abertos a novas idéias, posto que a melhoria contínua é um dos objetivos do time. Devem buscar escutar sem pré julgar e estar abertos a receber críticas respeitosas às suas idéias também.

Fomentar a troca constante de idéias favorece que os membros do time aprendam uns com os outros e sem abertura não é possível criar um ambiente seguro para o crescimento de todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s